sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

"TU NUNCA BATEU EM UM CAVALO?"

Quando eu apresentei meu Trabalho de Conclusão de Curso, sobre manejo e comportamento equino, um dos membros da minha banca fez uma pergunta que me chamou muito atenção: "Tu nunca bateu em um cavalo?" Compartilho aqui minha resposta.

Sim! Já bati incontáveis vezes. A maioria delas por desinformação, por falta de recursos e por frustrações quando não obtive a resposta que eu queria por parte dos cavalos.

Na medida em que fui aprendendo sobre o comportamento equino e conforme fui me especializando com cursos, palestras e experiência com cavalos, as situações onde eu batia foram diminuindo. Deram lugar a ações mais efetivas e mais seguras.

Eu penso que a grande maioria bate pelos mesmos motivos que eu batia, e não por maldade. E na medida que aprendem outro modo de conduzir as coisas, bater deixa de ser a opção natural para essas situações.

Ocorre que o equino é um animal muito generoso. Mesmo apanhando ele vai tentar satisfazer nossa vontade. É da natureza do cavalo ser assim. Por isso que o tapa também funciona, apesar de demorar mais e ter o risco do revide.

Outra pergunta que me vem à cabeça é: "bater é mesmo necessário?" A resposta é sim, mas em apenas duas situações. Explico: Quando a ignorância humana não permite o aprendizado de qualquer outro método de condução das situações e quando os humanos apresentam uma necessidade de auto-afirmação, e para isso usam e abusam de qualquer ser mais frágil, mais dócil ou até mesmo mais generoso. Em ambas as situações, quem agride o cavalo, geralmente também o faz com os filhos e com a mulher. 

Salvo essas duas situações, a resposta é não! Não é necessário bater! É necessário estudar e praticar para que se aprenda a pedir as coisas no lugar da imposição. Porque sempre será melhor ter um aliado, alguém que tem prazer de estar contigo, do que ter um animal com medo, que na primeira oportunidade vai te deixar na mão. 

Lembremos que um cavalo é mais ágil, mais forte e mais pesado do que um humano. E generosidade não brota do além. Não é racionalmente aceitável correr tamanho risco, tendo a possibilidade de fazer de outra forma.

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço.

3 comentários:

  1. Boaaa. Baita resposta, nada com violência será mais eficaz que o carinho e a paciência...

    ResponderExcluir
  2. muitoooo bom...
    tb não gosto de bater nos bichos, seja em um cavalo, ou em um cachorro, sei lá
    qualquer animal...bater só vai fazer o animal ficar com medo e não aprender o que tu quer que ele aprenda...
    muito boa resposta
    PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo negão, cada dia mais orgulho, penso como tu.. beijaoooooooooo, Rojas

    ResponderExcluir