terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CASO DA STELLA JULIANO - Rio Grande-RS

  " O caso é o seguinte, tenho uma égua que está a 2 meses na cocheira, sendo amanuseada com a maior calma do mundo, sem gritos, sem bater ou qualquer coisa do tipo, e não tem jeito dela se acalmar, ela não deixa ninguém chegar perto, não deixa nem colocar ração na cocheira.
   Ela sai de manhã da cocheira, volta ao meio dia, sai de novo as 14 e depois volta de tardezinha. Nos períodos que fica fora, fica soga. Hoje mesmo fui tirar ela da soga, ela vinha traquila do meu lado e do nada me deu uma mordida no braço. Só que não é comigo, é com todos! O outro que tentou domar ela me devolveu, disse que não tinha como.
  Eu vou todos os dias na cabanha. Escovo, solto um pouco e mesmo assim ela não cede. Só que é uma égua muito grande e não tem como não ter medo. Juro que não quero desistir dela, mas to case..."

  Este relato exemplifica bem como os pequenos fracassos no manejo diário com os animais levam a frustrações que, com o passar do tempo, terminam com a desistência da criação deste cavalo.

  Embora seja embora seja muito difícil avaliar um animal sem mexer com ele e sem ver a forma que tu mexe com ele, eu identifiquei algumas coisas que podem estar influenciando na criação da tua égua. Vamos lá...

  O primeiro ponto é a questão do medo. O cavalo precisa confiar em ti para te ter como líder. Ele vai buscar segurança em ti. O fato de tu ter medo impede de ele ter segurança, impede que ele tenha confiança em ti, e a base de liderança fica impossibilitada.

  Já ouviu aquele dito que diz que " O cavalo sente quando agente está com medo"? Pois bem, ele foi cientificamente comprovado! Em situações de medo e agressividade, nosso organismo libera adrenalina. O cavalo é capaz de sentir o cheiro desse adrenalina liberada!

  Outro ponto é o ato de morder. Cavalos mordem por natureza. É uma forma natural de manter seu espaço. Ocorre que jamais mordem o líder, pois este pode invadir o espeço dos outros, por sua posição hierárquica. é necessário cuidado ao avaliar se o cavalo morde porque tem um distúrbio comportamental ou apenas o faz instintivamente. No te caso, aparece a segunda opção. Como teu medo não permite a liderança e tu invade o espaço dela, a reação é a mordida.

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um Abraço. 

Um comentário: