segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O COMPORTAMENTO EQUINO...

Cavalos são animais de vida gregária, ou seja, a sociabilidade é uma necessidade etológica dessa espécie. A base da relação entre os cavalos é a hierarquia, onde a líder é a fêmea alfa. É ela quem comanda o caminho percorrido pela manada, rumo à água e pastagem. O garanhão tem apenas funções reprodutivas e de proteção do harém.

Os equinos apresentam os sentidos de visão, audição e olfato muito bem desenvolvidos. É muito importante a compreensão dessas características, uma vez que elas influenciam diretamente no manejo com esses animais. 

Os sinais de medo, submissão, ameaça, atenção e desconforto são transmitidos visualmente, através da linguagem corporal. Já o reconhecimento entre os animais é feito basicamente através do olfato, por contato naso-nasal. A audição está relacionada com a identificação de riscos em natureza. Além disso, os equinos podem reconhecer as pessoas também pela voz.

O comportamento equino é baseado em 3 fatores: Genéticos, Aprendizado e a Personalidade.

Os fatores genéticos são resultado da seleção natural da espécie. Estão impressos no DNA dos animais. A linguagem corporal é um exemplo dessa classe. É comum a todos os cavalos.

O aprendizado é baseado nas experiências vividas pelo animal. Cavalos respondem frente a uma situação de acordo com o risco corrido em situações similares anteriormente experimentadas. Esse fator é importante para o manejo dos equinos, uma vez que um procedimento repetido de maneira correta diversas vezes tende a acostumar e dar confiança aos animais, e torna mais fácil e mais seguro tal procedimento.

A personallidade é individual. Facilmente se identifica cavalos mais ou menos sociáveis, animais tímidos e ainda aqueles extremamente dominantes ou submissos.

Os cavalos tem uma grande capacidade de adaptação e são muito generosos. São essas as principais características que permitiram a domesticação e utilização destes animais.

No habitat natural, os cavalos desempenham o papel de presa na cadeia alimentar. Por isso, sua principal defesa é a fuga. Foram geneticamente selecionados para fugir primeiro e depois perguntar se realmente existia a necessidade para tal.

Apesar disso, essa espécie também foi selecionada para avaliar, em um segundo momento, sobre o risco de cada situação. A explicação disso está no fato de que, como presas, necessitam poupar energia para as situações que de fato precisem de fuga. É por isso que os cavalos são tão curiosos!

Essas características e particularidades da espécie equina devem ser levadas em conta para qualquer tipo de manejo que se pretenda com os cavalos. O correto entendimento destes fatores proporciona um manejo mais seguro e mais prático, com economia de tempo e diminuição dos riscos que envolvem essas atividades.

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário