domingo, 8 de janeiro de 2012

QUAL É A ORIGEM DOS DESVIOS COMPORTAMENTAIS?

Qual é a origem dos desvios de comportamento dos equinos? Basicamente são 2: o estresse e o homem.

Em vida livre, os cavalos passam a maior parte do tempo pastando e se relacionando com outros cavalos, com brincadeiras e cuidados mútuos que reforçam as posições na hierarquia. Equinos comem grande quantidade de volumoso (pasto) em vida livre. Seu sistema gastrointestinal é adaptado para este tipo de alimentação.

Quando estabulamos um cavalo, limitamos as opções de distração deste animal. A opção da escolha permite aos equinos desenvolver importantes comportamentos da espécie.

Como as baias são individuais, não se permite o contato físico entre os animais, o que impede um comportamento natural essencial para esta espécie: a sociabilidade. Os cavalos em vida livre se relacionam em pequenos grupos, por afinidade. Quando estabulamos os animais, não se respeita essas formações. Fato este que faz com que convivam próximos animais que em natureza não se relacionariam. Animais muito dominantes ou muito submissos merecem atenção especial neste momento, pois sofrerão de estresse crônico e gerarão este estresse nos demais cavalos a sua volta.

Os alimentos concentrados (rações) requerem uma décima parte do tempo de alimentação em relação a uma dieta exclusivamente volumosa (pasto). Este fato gera um tempo ocioso dentro da baia, onde o animal não tem o que fazer, gerando o tédio. Este, por sua vez, gera estresse.

Em resumo, o confinamento, a falta de exercício, o consumo rápido do alimento concentrado, a falta de estímulo ambiental, o isolamento e o agrupamento artificial com animais não compatíveis são os principais fatores desencadeantes de estresse, que levam ao desenvolvimento dos desvios de comportamento. Estes distúrbios são adaptações ao ambiente de confinamento imposto pelo homem. São efeitos colaterais do sistema de estábulo.

Mas o que podemos fazer para melhorar esta questão? Não há mágica, nem formulas prontas. Mas toda a prevenção e remediação de tais problemas deve ser baseada em 3 fatores: possibilitar movimentação diária, contato físico agradável entre os cavalos e oferecer grandes quantidades de volumoso nos intervalos das refeições com concentrados.

O bem-estar dos cavalos contempla o suprimento das necessidades fisiológicas, seguidas pelas necessidades comportamentais dessa espécie. E deve levar em conta o manejo saudável, juntamente com instalações adequadas, que possibilitem o cumprimento das questões discutidas acima.

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço.

Um comentário:

  1. A F U G A

    Para algumas pessoas é muito difícil encarar as dificuldades que surgem no decorrer da vida. São enganos, traições, desilusões, que vão ferindo a alma dessas pessoas, e chega um determinado momento em que não suportando mais a realidade que as cerca buscam uma fuga. Essa fuga normalmente é algo que lhes traz um prazer momentâneo, uma falsa sensação de felicidade. Podemos citar alguns exemplos. Alguns buscam a fuga nas drogas, outros no álcool, outros nas compulsões, seja por alimentos ou por compras, perdendo a capacidade de discernimento, a saúde e criando dívidas intermináveis, no caso das compras.
    O problema é que passado o momento de euforia vem a realidade e aí essas pessoas sofrem ainda mais, com sentimentos de culpa e de vergonha. Sentem-se a pior das pessoas.
    Se você se encaixa em algum dos casos aqui exemplificados, não se sinta envergonhado, mas veja e perceba que a fuga não resolve o problema em si. Ao contrário, piora a situação. Sozinho é difícil sair dessa situação. Busque ajuda de alguém de sua confiança, se abra, procure a ajuda de um profissional. E o mais importante: Ore e peça ajuda a Deus nosso Pai. Deus quer o melhor para nós e com certeza a ajuda chegará.
    Se você conhece alguém nessa situação, procure ajudar, sem julgamentos, sem críticas, pois se agir dessa maneira fará com que essa pessoa se feche mais e fique pior. Estenda a mão ao irmão necessitado, agindo com amor e compreensão. Deus conta com cada um de nós na tarefa de ajudar, de praticar a verdadeira caridade.
    www.gotasdepaz.com.br

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/a-fuga-53968/#ixzz3wf8by18i

    ResponderExcluir