quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CASO DA BRUNA KLEIN SIQUEIRA - Porto Alegre-RS

''Comprei um cavalo a cerca de um mês. Meu cavalo até já está vindo quando eu chamo ele, mas sempre que chamo ele levo uma cenoura. Ontem eu fui lá ver ele e ele veio, comeu a cenoura e quando ele viu que eu não tinha mais virou as costas e continuou pastando...
Estou fazendo certo para ganhar a confiança dele, ou estou fazendo errado?''

Bruna, esse assunto é um tanto polêmico. Existem profissionais que aprovam e outros que desaprovam esta atitude. Eu condeno o uso de alimento para ganhar a atenção dos animais, e explico agora os motivos:

O primeiro ponto negativo, na minha visão, é que o cavalo tem pensamento associativo. Ele vai te associar à comida e este será o único interesse dele. Prova disso é o fato que tu mesmo mencionou, que quando acaba a cenoura acaba também o interesse dele em ti. O que devemos buscar sempre é a liderança frente ao animal, e não comprá-lo com comida, pois a relação criada aí é de interesse e não leal como deve ser.

Outro ponto negativo é que o fato de que dar o alimento aos animais nas nossas mãos pode desencadear o ato de morder. Não é raro que animais que recebem ''agrados'' desta forma comecem a procurar a mão do tratador com a boca. Fato que pode ser perigoso, uma vez que o cavalo tem uma força muito grande na mordida e pode facilmente amputar um dedo humano com uma mordida.

Eu acredito que o alimento como forma de agrado aos animais pode ter bom efeito quando dado após um trabalho ou dentro da cocheira em um momento que não anteceda o trabalho. Assim o alimento pode funcionar como mimo e não como fator motivador maior da relação.

Os adestradores utilizam por vezes alimentos para solicitar exercícios e manobras com alto grau de dificuldade, que são muito complexos ao cavalo. Mas são casos especiais e fogem à relação que pretendemos com nossos cavalos de estimação.

Devemos ser capazes de pegar nosso cavalo a qualquer momento. Quando se associa a aproximação com o  animal ao alimento, esta somente será possível com o alimento. Fato que causará problemas o dia que por algum motivo não tenhamos o agrado.

Penso que no teu caso, como a aquisição é recente, precisamos estabelecer melhor a relação com o cavalo com convívio e definição de hierarquia. A partir daí ele te reconhecerá e permitirá não só a aproximação como todo o manuseio desejado.

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço!

Um comentário:

  1. Ja passei por isso, eu apoio pelo lado de não utilizar alimentos para ganhar a confiança, pois quando comprei um de meus cavalos sempre chegava com um cenoura (sempre) e o dia em que cheguei sem ela tomei uma mordida, foi como se ele tivesse me dizendo da proxima vez não falhe, hoje não utilizo mais nada apenas o carinho para conquistar a atenção deles. Nada mais gratificante, chamar a atenção deles brincando em um redondel, fazendo com que ele se interta contigo, comigo ja funcionou além de deixar meu cavalo bem mais manso para lidar.

    Thiago está otimo teu blog, segue postando :D
    Beijos Fra.

    ResponderExcluir