segunda-feira, 7 de maio de 2012

PERSPECTIVAS COM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO DE ANIMAIS DE ALTA PERFORMANCE...

A qualidade genética dos animais que vem disputando competições como o freio de ouro e rédeas é responsável pela alta competitividade destas provas. As médias das notas se elevam a cada ano e cada vez mais os cavalos se aproximam tecnicamente dos movimentos desejados em tais provas.

Neste contexto, a PENALIZAÇÃO PELOS ERROS tem maior relevância em relação a valorização dos acertos na avaliação do desempenho dos cavalos de alto nível hoje em dia. Quando falo em ERROS, me refiro a tudo que é INDESEJADO no desempenho do cavalo.

Sendo assim, torna-se evidente a necessidade de se considerar o COMPORTAMENTO EQUINO na seleção dos animais, uma vez que cada vez mais as penalizações por indocilidade e reações farão a diferença nas notas destes cavalos!

Como já expliquei neste post antigo, o Comportamento Equino é baseado em 3 fatores: Genético, Aprendizado e Personalidade. Destes, podemos ter influência direta em 2: A Genética e o Aprendizado. 

Geneticamente, podemos selecionar linhagens com maior docilidade e habilidade de aprendizado. Estas características são - e serão cada vez mais - importantes para a obtenção de produtos de ponta.

O estudo do comportamento da espécie equina e o conhecimento dos aspectos comportamentais característicos da raça despontam como importante ferramenta a ser utilizada tanto no planejamento de cruzamentos quanto no acompanhamento do desempenho do produto nas diversas competições onde será provado.

O manejo técnico desses cavalos, incluindo aspectos sanitários e de doma e treinamento, tem um papel fundamental no desempenho final do produto, uma vez que afeta diariamente o fator aprendizado dos equinos.

Como se observa, a utilização do conhecimento a respeito do  comportamento equino transcende o âmbito do produto como indivíduo e ganha força e relevância num cenário bem maior: Na seleção e melhoramento genético dos plantéis equinos!

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário