sábado, 14 de abril de 2012

A CÓLICA E O COMPORTAMENTO...

Resolvi abordar este assunto aqui no blog por um motivo simples: Apesar de ser uma patologia, a cólica tem uma etiologia complexa que envolve também aspectos comportamentais da espécie.

Cólica significa DOR ABDOMINAL. A patologia a qual nos referimos ao usar esta palavra se chama Síndrome do Abdomen Agudo, que causa, entre diversos outros sintomas, dor abdominal.

Esta patologia tem distintas apresentações: espasmódica, por enterólito, timpânica, encarcerada, etc. Por consequência, apresenta diferentes graus de gravidade, bem como diferentes condutas clínicas e cirúrgicas. 

Não existe uma única causa que leve ao aparecimento desta patologia. O que existem são diversos fatores que predispõem à doença, e que geralmente somados resultam na síndrome do abdomen agudo.

São fatores predisponentes importantes a alimentação, o exercício e a restrição de espaço. E é essencial que se compreenda que nestes três fatores o homem é diretamente responsável. O manejo ao qual em geral submetemos nossos equinos atualmente interfere no comportamento natural desta espécie. 

O confinamento restringe o exercício e o espaço do cavalo. Equinos precisam caminhar! O exercício estimula o peristaltismo (movimentos intestinais), o que facilita o bom fluxo gastrointestinal. Além disso, o confinamento excessivo gera comportamentos atípicos, conforme vimos neste outro post. E alguns destes distúrbios também são conhecidos predisponentes de cólica.

O alimento concentrado diminui em dez vezes aproximadamente o tempo de alimentação do cavalo, além de diminuir a quantidade de volumoso (verde) que este animal ingere. O sistema gastrointestinal desta espécie é naturalmente desenvolvido para comer pasto por aproximadamente 14 horas e meia por dia (60% do tempo). O que fazemos no sistema de confinamento é alimentar com grande quantidade de concentrado (ração) em períodos curtos de tempo (3 ou 4 vezes ao dia geralmente).

Todos estes fatores ocorrem pela ação humana. São exógenos ao comportamento natural da espécie. E esta, por sua vez, ainda não se adaptou totalmente a essa realidade que estamos impondo a eles. E todos estes fatores que em geral ocorrem simultaneamente é que predispõem ao número cada vez mais elevado de aparecimento dessa patologia.

Acredito que os fatores que levam à Sindrome do Abdomen Agudo já são conhecidos. Precisamos mudar o foco da discussão. É necessário que se estude métodos alternativos (e economicamente viáveis) de criação que levem mais em conta o comportamento natural da espécie que estamos criando. Somente com mudanças no manejo utilizado poderemos prevenir esta patologia.

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço!

3 comentários:

  1. Buenas! conheci teu blog ontem e ja li todas as materias,recomendo,informações muito importantes!
    Tenho algumas duvidas sobre oque fazer com cavalos que não param para que o peão suba(andando em circulos ou se afastando) e aqueles que negam a por o freio,dando um grande trabalho. Sei que vai de animal pra animal,mas queria saber se tem alguma correção! obrigado,abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Bruno! Em primeiro lugar, muito obrigado pelas palavras! Sobre tua dúvida... tem sim solução! Vamos a ela: Os cavalos tem pensamento associativo ok?! O que acontece com estes cavalos é que eles associam este tipo de ação (não parar para montar e não aceitar o freio) com a nossa reação de desistência... Daí fica um jogo de quem pode mais... ele se mexendo e tu pulando do lado até montar... tu com o freio e ele se mexendo até que de uma brecha pra tu colocares... Nestes casos, o que eu procuro fazer é inverter essa associação.
    Por exemplo, tu faz que vai montar e ele começa a se mexer... neste momento tu bota o dedo indicador na cernelha e aperta com força... torna incomodo pra ele a escolha de se mexer... e retira total o dedo no momento que ele parar de se mexer... É importante retirar toda a pressão no momento que ele para! Inclusive o pé do estribo. Fazendo meia duzia de vezes, a tendência normal dos cavalos é passar a aceitar a monta... daí sim é o momento de montar. São 5 minutos de investimento por umas 2 ou 3 vezes, antes de montar, e terás um cavalo que para. Mas é preciso ter paciência de fazer.
    Com o freio é o mesmo... torna a opção de não aceitar chata... se ele se mexer, vai junto com ele pra trás, pra frente, pro lado... até ele parar... e quando parou da um carinho na testa e retira a pressão... tira o freio de perto...
    A questão toda é ele associar as ações de aceitar o freio e ficar parado pra montar com coisas boas... ou, no mínimo, menos incomodas do que se ficar se mexendo... Espero ter ajudado.. Qualquer coisa prende o grito aí.

    ResponderExcluir
  3. Ajudou muito sim,muito obrigado! estou divulgando suas materias no Grupo do Facebook Criadores de Cavalos Crioulos! Abraço.
    http://www.facebook.com/#!/groups/cavaloscrioulos/

    ResponderExcluir