domingo, 2 de setembro de 2012

A CONFIANÇA NO MANEJO COM CAVALOS!

Durante minha palestra na FURB, semana passada, me fizeram uma pergunta cuja resposta eu gostaria de compartilhar aqui. 

Me disse a aluna de medicina veterinária que fazia um estágio com um profissional que utilizava métodos de manejo gentil com seus pacientes, mas que tinham certa dificuldade na relação com machos inteiros e que, por conta disso, ela passou a ter receio sempre que tinha que lidar com estes cavalos.

Cavalos inteiros tem, por instinto, um comportamento natural mais desafiador. Estes animais tem uma necessidade maior de estabelecer uma hierarquia, por conta de que apenas o macho dominante desempenha a função reprodutiva.

A confiança - bem como a ausência de medo com relação aos demais cavalos - são comportamentos apresentados pelos indivíduos que exercem esta liderança. Logo, quando um humano apresenta falha em qualquer um destes dois aspectos, acaba por passar ao cavalo a mensagem de que não está apto à liderança daquela relação.

Portanto, a falta de confiança é tão prejudicial à relação com cavalos quanto o excesso dela, quando não se domina o manejo a ponto de calcular as possíveis reações que um equino pode apresentar em determinada situação.

Fica claro, com isso, a importância de conhecer os aspectos comportamentais que norteiam as reações destes indivíduos para um manejo que leva em conta o bem estar e a diminuição dos riscos de acidentes.

Neste vídeo que postei em julho, mostro o manejo de um macho inteiro que está no auge da vida reprodutiva. Nele é possível observar a confiança mútua na relação. Esta é obtida através da aplicação do manejo gentil, que impõe a liderança sem traumas nem violência.

Ressalto a importância do conhecimento pleno destas técnicas para desempenhá-las corretamente e sem riscos de acidentes. É essencial dominar o manejo para que se possa confiar. Quero alertar que, apesar de necessária, a confiança não pode ser confundida com imprudência!!! O cavalo dá sinais de que podemos confiar em suas reações, que somente quem tem conhecimento avançado a respeito do comportamento equino consegue captar. 

Em outras palavras, investir no conhecimento técnico de todos os temas tratados neste post são essenciais para o bom relacionamento e correto manejo com os cavalos, principalmente com animais inteiros!

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário